3.2.14

Sobre saudade

Bom, cá para mim, sempre tive um orgulho besta e particular de chamar de "meu pai" o meu pai. Sempre o fiz, sem grandes necessidades...é mesmo pura vaidade. "Meu pai".
Hoje este cara se encontra no leito de uma UTI, nas primeiras 72 horas sua vida estava em risco, - toda a nossa vida, digo de quem esta do lado de fora deste quarto, dependendo inteiramente da vida dele, bom..estamos todos correndo um grande risco. Mas é isso, lá está o meu cara, o meu pai, a 20 dias com auxilio de aparelhos para respirar e monitorar seus sinais vitais vinte e quatro horas por dia, em coma.


Essa historia começa assim: Quando eu era menor aprendi uma palavra que ficaria comigo para sempre, "Absoluta". O seu significado combinava tanto com a minha exatidão que passei a usa-la diariamente, o que era bastante engraçado. Quando me perguntavam se eu estava com sede, "Sim, certeza absoluta." ou se eu precisava ir ao banheiro - Tem certeza que precisa ir ao banheiro? - Absoluuuta!. 


Tem sido dias de guerra, contra os nossos medos, contra a ansiedade e todo o psicológico exigido para tal situação. "Ela é tão calma", eles dizem. E é sempre neste momento que preciso me controlar. Ou todas as vezes que lembro a ultima vez que vi o meu pai consciente, se queixando comigo de que tinha cortado o seu cabelo mais do que o que ele queria, e que ele estava feio! É claro que não, eu disse, e era verdade. Estava melhor do que antes. Ou quando ele colocava aquelas musicas e tinha certeza absoluta de que sabia cantar. Aquele era o meu pai. E sempre que as lágrimas afogam os meus olhos, ou quando penso que não estou bem e forte para visita-lo...lembro das milhares de vezes que liguei passando mal e ele largou tudo para me buscar. Lembro que o meu pai era engraçado e amoroso, lembro que não tinha medo de nada e pegava pesado no batente.
Olho para o leito 08 e me pergunto onde está aquele homem que no dia anterior se queixava do cabelo baixo.
Olha pai, estou te escrevendo porque tenho certeza absoluta que vai acordar em breve, certeza da recuperação.


Estou escrevendo para dizer que confio em cada membro do teu corpo, confio na sua respiração, confio em todos os seus sinais vitais, confio no seu olhar desligado e desorientado, confio tanto, tanto em você meu pai. E é tanto amor qualquer um poderia sentir. Eu acredito pai, então volte. Se for preciso, te reensinamos tudo, eu só não posso ficar sem aquele seu olhar. Ou segurar sua mão e estar magicamente segura. Volte, que estou aqui por você.
Eu te amo muito, e estou com uma saudade estranha aqui no peito.

2 comentários:

  1. Difícil ser forte nestas horas, mas tenho certeza de que você está sendo. Melhoras ao seu pai!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. É muito difícil mesmo, mas ele precisa mais que a gente. Obrigada! Beijo

    ResponderExcluir

Gostou?